Pássaros

Calopsitas e suas cores de mutação

Mutações e cores que podemos ver em calopsitas

Olá colegas, antes de mais nada você já olhou por aí algumas fotos de calopsitas, com pelagem amarelada outras cinzas e amarela e até mesmo branca se você não sabe o motivo está no lugar certo para descobrir as mutações de cores da calopsita com nossa breve explicação.

Logo, as mutações genéticas variam as cores e tonalidades.

Mutações só vão acontecer quando um gene for desativado para aquele tipo de coloração e isso causa uma grande mudança na distribuição de cores e pigmentos.

Tipos de mutação de cores da calopsita:

Contudo na vida selvagem as mutações podem ser mortais, pois podem fazer que o animal fique destacado diante dos predadores, por outro lado pode haver vantagem na natureza caso o animal se camufle.

Por exemplo, muitos criadores domésticos de calopsitas tentam criar aves de cores específicas para reprodução assistida.

Com isso existem cores raras que são classificadas com maior valor, mas mesmo aquelas cores mais comuns que são muito atraentes têm um valor maior para comprar.

Calopsita Silvestre

coisas sobre calopsitas

Primeiramente conhecida pela maioria das pessoas são elas calopsitas silvestre cinza 

em seu gene não a tantas alterações do pigmento é como se fosse a calopsita em forma original ou oficial. 

A princípio sua característica é um corpo cinza com manchas brancas seja nas asas ou caudas, e literalmente sempre estão com vergonha por conta das suas famosas manchas laranjas em suas bochechas. 

As fêmeas quando totalmente crescidas desenvolvem manchas amareladas em sua cabeça. 

Apenas Os machos possuem cabeças todas amareladas. Calopsita silvestres são a cor mais comuns que existe na natureza e muito provável que você já viu alguma por aí.

Mutações de cores da calopsita (pérola)

calopsita perola

À primeira vista as pérolas têm principal característica o padrão de manchas

As fêmeas possuem maior quantidade de manchas do que os machos

Na verdade, os machos vão perdendo suas machas com o tempo até ficarem parecidos com as calopsitas mais comuns.

Calopsita Lutino

Contudo as calopsitas lutino têm um gene que não produz a melanina e isso explica o destaque a sua pigmentação amarelada e alaranjada

Além disso os olhos têm características avermelhada já o seu bico e seus pezinhos são rosados, geralmente os lutinos apresentam uma falta de penas no seu famoso topete por conta da falha genética.

Calopsita Cara branca

Ainda assim este tipo de calopsita tem seu rosto branco como a cor da neve e seu corpo cinza

Porém não haverá nenhuma cor amarelada em seu corpo nem mesmo as bochechas laranjas que são tão conhecidas. 

Apenas os machos têm cabeça brancas e algumas vezes com a manchas cinzas já as fêmeas tem um rosto cinza.

Calopsita Albina

Esses Albinas na verdade são uma combinação de Cara branca e lutino, esse tipo de mutação não produz nenhuma pigmentação e por isso suas penas são brancas. 

Uma outra característica é seus olhos vermelhos e pés e bicos rosados isso tudo por conta da falta de melanina.

Calopsita Cara Amarela

Sobretudo este tipo é semelhante às calopsitas normais, porém as manchas em suas bochechas são amarelas ao invés de laranja

Algumas podem ter franjas amarelas no topo de sua cabeça, mas seu corpo será cinza e branco sem nenhuma mutação de cor exceto na cabeça.

Calopsita Canela

Essa mutação é semelhante a normal como se fossem a cinza porem a diferença é que a tonalidade cinza ficará castanha parecido com uma canela.

Calopsita Prata

Este tipo de mutação é muito raro, são vários fatores do gene que causa a cor platinada.

 O cinza pode variar dependendo da composição genética da ave, o que pode mudar é o clareamento do cinza que pode ser mais suave ou menos suave, mas nunca com os tons da mutação canela.

Portanto são muitas cores e muitas mutações que existem, mas o principal é não se importar com a cor ou variação que ela vai ter, todas são calopsitas não é mesmo, todas terão necessidades de alimentação e saúde.

Qual a cor da sua calopsita? fique à vontade para deixar seus comentários.

Há muitas pessoas que se preocupam com sua calopsita, mas um assunto pouco falado sobre elas é que assim como nós elas devem mexer o “esqueleto “ou seja fazer exercícios para calopsitas

Ao longo do dia elas precisam de uma certa quantidade de exercícios isso vai variar de pássaro para pássaro

Contudo algumas vão apenas querer se esconder em suas casinhas próximo ao seu espelho favorito, mas também a Calopsitas aventureiras que gostam de explorar, essas não gostam de ficar paradas por muito tempo no mesmo lugar. 

De qualquer forma é sempre bom comprar alguns brinquedos para interação, elas também devem ficar livres para explorar o ambiente, mas sempre tomando cuidado, é sempre bom estar estimulando o exercício agora segue uma lista de como fazer isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *